domingo, 10 de abril de 2011

A NATUREZA CIGANA

Quando se trata de comportamento, os ciganos são muito rígidos. Mas, na forma de viver, a palavra ordem é ser livre, “Nossa liberdade é a natureza, nela não existem muralhas para tirar nossa visão do campo aberto, podemos ter contato com o solo, respirar o verde, sentir a brisa do vento, receber a força dos raios solares, contemplar a Lua, o brilho das estrelas e tudo o mais que ela possa nos oferecer,” diz Jordana Aristicth, no livro Ciganos – Verdade Sobre Nossas Tradições.

A teoria mais aceita é a de que os ciganos são originários da Índia, mas Jordana Aristich sugere que eles podem ser ainda mais antigos que os indianos.
Esse povo se espalhou pelo Ocidente a partir do séculoXV, e os primeiros representantes teriam chegado ao Brasil no século seguinte.

As perseguições portuguesas aos ciganos teriam sido uma das causas da vinda de alguns grupos para o Brasil. Um decreto de 1685 mudava as penas de exílio de ciganos da África para o Brasil.
O exílio, na verdade, era remas nas galés, que eram grandes barcos movidos pela força dos escravos. Já as mulheres foram mandadas direto para o Brasil.

Outros ciganos, pertencentes ao grupo Kalon, chegaram aqui em 1574, na época de D. Carlos V.
Os ciganos kalons acompanharam os exércitos mouros que invadiram e dominaram Portugal por quase quatrocentos anos e permaneceram lá após o término desse domínio.
A estimativa é de que existam hoje no Brasil um milhão de ciganos. Em vários momentos, eles foram perseguidos.

Considerados feiticeiros, muitos também foram condenados e mortos durante a inquisição. Durante a Segunda Guerra Mundial, cerca de 500 mil deles teriam sido assassinados.

pesquisa:aurea oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário