Como manter os cristais sempre em condições de uso
Como seres vivos que são, os cristais podem ser usados como amuletos, como verdadeiras baterias de energia ou como instrumentos de trabalho para obter cura em casos de problemas físicos ou emocionais.
Seja qual for sua utilização, eles requerem cuidados especiais para, purificados e limpos, poderem cumprir bem as suas funções.
1.Não os guarde escondidos em lugares escuros. Eles precisam de contato com a luz. Use sua sensibilidade para localizar, em casa, onde vai acomodá-los. Podem ficar todos juntos ou, isolados. Você é quem deve decidir isso.
2.Limpe-os periodicamente, em água corrente, e exponha-os diretamente ao Sol e à Lua cheia por algumas horas. Ou então, lave-os com água e sal grosso. As pedras usadas em trabalhos de cura devem ser limpas com mais freqüência que as outras.
3.Quando viajar, leve suas pedras com você. Se encontrar uma cachoeira ou riacho de água límpida, banhe as pedras ali por algumas horas. Em locais onde houver areia monazítica, deixe os cristais descansando sobre ela, expostos ao sol. Se você for para alguma sulfurosa ou águas quentes, aproveite para banhar ali as pedras. Os cristais captarão as propriedades terapêuticas dessas águas e por algum tempo passarão a atuar com elas.
4.Se você tem uma bola de cristal em casa não deixe à vista. Esconda-a, mas não esqueça de expô-la ao sol de vez em quando e de “lavá-la” como qualquer outra pedra.
5.Há quem diga que os cristais não devem ser tocados por mais ninguém que não seu próprio dono. Aí, mais uma vez, use apenas os seus critérios. Se você notou que alguma pedra absorveu energias indesejáveis depois de ter sido manipulada por outra pessoa, faça uma limpeza e não deixe isso acontecer de novo.
O USO DOS CRISTAIS E OS CHACRAS
Para conseguir tirar o melhor proveito possível dos cristais, é preciso aplicá-los em determinadas regiões do corpo, que são os nossos centros de energia ou chacras (nome que recebem na índia). É por esses centros, sete no total, distribuídos ao longo da espinha dorsal, que captamos a energia cósmica e nos equilibramos física, mental e espiritualmente. Cada um dos chacras tem um nome, um aspecto visual, cor e funções específicas. São três chacras inferiores (Básico, Umbilical e do Plexo solar) e quatro superiores ( Cardíaco, Laríngeo, do Terceiro olho e Coronário). Eles são como esferas, que giram com o meio ambiente e com os outros seres vivos. Ativar os chacras com os cristais é captar deles a energia necessária para equilibrar o nosso organismo e conseguir avançar no caminho da evolução espiritual.
A seguir, quais são, onde localizar e uma rápida descrição dos sete chacras.
CHACRA BÁSICO
É o primeiro chacra e está localizado na parte inferior da coluna vertebral, na altura do cóccix. Ele é vermelho-escuro ou preto, e estabelece nossa ligação com o elemento terra. O chacra básico é como se fosse a nossa raiz; é ele que capta o fogo Kundalini (a espiral da energia cujo símbolo é a serpente, representação universal da sabedoria). Associado à energia vital, à vontade e às nossas intuições, é nesse chacra que nasce o trabalho da evolução espiritual.
CHACRA UMBILICAL
Localizado abaixo do umbigo, na altura correspondente ao osso sacro, este chacra rege a sexualidade e os instintos, é vermelho-alaranjado e está associado a seis estados de consciência: credulidade, desconfiança, ilusão, falso conhecimento e desumanidade. Quando equilibrado, esse chacra faz com que esses estados primários de consciência só atuem positivamente. Quando há desequilíbrio nessa região, ocorre desarmonia em um ou mais desses aspectos.
CHACRA PLEXO SOLAR
Localizado na altura do baço, sua cor predominante é o amarelo ou o laranja; está ligado à vida emocional, e sua principal função é receber a energia do ambiente externo para distribuí-la aos outros chacras. Por isso mesmo, o plexo solar vive bastante sobrecarregado, e é por onde normalmente começam a aparecer muitos problemas de saúde. Quando está funcionando plenamente, é brilhante e cheio de vitalidade.
CHACRA CARDÍACO
De coloração verde ou rosa, está localizado entre os omoplatas. Sua principal característica é o movimento. É ele que registra a qualidade e o poder do amor em sua vida. Em geral, o chacra cardíaco apresenta um ritmo regular e harmonioso. Nele devemos concentrar nossos pensamentos durante os exercícios de meditação, porque é ali que se integram todos os chacras e onde começa a ocorrer a transformação espiritual de uma pessoa. No plano físico, ele está associado ao timo, ao sistema imunológico e ao próprio coração físico.
CHACRA LARÍNGEO
Situado na base do pescoço, pode ser azul-claro ou prata. Ele está associado aos sons, aos ritmos, cores e formas e liga-se ao corpo físico por meio das glândulas tireóide e paratireóide. Pessoas que usam muito a voz possuem esse chacra maior que o habitual. Ele também é mais brilhante e gira mais rapidamente em cantores ou pessoas com habilidade de falar em público.
CHACRA TERCEIRO OLHO
Também chamado de chacra frontal, tem predominantemente, a cor azul-escuro ou violeta. Localizado entre os dois olhos, pouco acima das sobrancelhas, está fisicamente relacionado com a glândula pineal. É considerado o nosso ponto de ligação com o inconsciente, e é dele que nascem a intuição e a vidência. Esse chacra reflete também a direção que damos aos nossos pensamentos. Quando eles estão voltados para assuntos mundanos, baixos, mesquinhos, esse chacra fica opaco e pouco desenvolvido. Ao contrário, quando direcionamos nossa mente a assuntos elevados, o terceiro olho brilha, cresce e capta mais e mais energia e inspiração.
CHACRA CORONÁRIO
Assim chamado por localizar-se no alto da cabeça, mais precisamente 6cm acima da “coroa” ( o topo da cabeça), ele é geralmente dourado e violeta, embora tenha em menor presença todas as cores do arco-íris. É o chacra coronário que revela o grau da nossa espiritualidade. Ele é a sede de nossa alma, nosso canal de comunicação com a energia cósmica.
Na tabela que vem a seguir, você encontra resumidamente a relação entre os chacras e alguns cristais específicos.
Experimente começar a trabalhar aos poucos com cada um, de acordo com a sua necessidade.
Disponha os cristais indicados sobre os chacras ou ao redor deles. Experimente também um trabalho mais sutil, não deixando que os cristais toquem o seu corpo.
Veja os efeitos de usar uma só pedra ou várias delas combinadas com critérios sempre de acordo com a necessidade. Esse é um estudo infinito e cheio de novas descobertas.
EQULÍBRIO E ENERGIA DOS CHACRAS
CHACRA: Básico
CORES: Preto, vermelho escuro
ÓRGÃOS: Cólon, reto anûs
PEDRAS: Turmalina preta, ônix, quartzo fumê
EFEITOS: Combatem doenças na parte inferior do corpo, recolhem energia da terra para o corpo.
CHACRA: Umbilical
CORES: Vermelo claro, laranja
ÓRGÃOS: Aparelho reprodutor
PEDRAS: Rubi, quartzo citrino
EFEITOS: Aliviam cólicas menstruais e auxiliam na cura de doenças dos órgãos reprodutores. Aumentam a coragem e a confiança.
CHACRA: Plexo solar
CORES: Laranja claro, amarelo
ÓRGÃOS: Estômago, e outros órgãos com funções digestivas
PEDRAS: Citrino laranja e amarelo
EFEITOS: Auxiliam no tratamento de problemas digestivos, facilitam a digestão.
CHACRA: Cardíaco
CORES: Verde, rosa
ÓRGÃOS: Coração, pulmões e costelas
PEDRAS: Esmeralda, quartzo rosa
EFEITOS: Amenizam qualquer problema físico ou emocional. Aumentam a capacidade de amar e aprofundam a percepção interior.
CHACRA: Laríngeo
CORES: Azul
ÓRGÃOS: Garganta, pescoço
PEDRAS: Turquesa, quartzo rosa
EFEITOS: Favorecem a laringe e a glândula tireóide. Trazem serenidade e ajudam a expressar-se com sinceridade e sem agressividade.
CHACRA: Terceiro olho
CORES: Violeta
ÓRGÃOS: Cérebro
PEDRAS: Ametista, safira, lápis-lazúli
EFEITOS: Aliviam dores de cabeça, estimulam a intuição e combatem a tensão e o estresse.
CHACRA: Coronário
CORES: Dourado, branco
ÓRGÃOS: Centros elevados do cérebro
PEDRAS: Diamante, quartzo límpido
EFEITOS: Favorecem a elevação do pensamento e o desenvolvimento da espiritualidade.
COMO LIMPAS OS CRISTAIS
De forma simples, escolha uma bacia comum - plástico, cerâmica, porcelana ou qualquer outro material - exceto alumínio - sal grosso ou sal marinho natural e água.
O cristal deve ser deixado de molho em água e sal durante três dias e três noites, sendo retirado pela manhã, ao nascer do sol.
Em seguida, coloque-o sob a torneira da pia ou do tanque, visualizando uma luz dourada jorrar sobre ele junto com a água corrente, e seque-o ao sol.
Antes de guardá-lo, convém energizá-lo, deixando- o exposto ao sol e à lua durante um dia e uma noite. Existem outros métodos de limpeza:
- pode-se defumá-lo com incenso preferido soprando-o sobre o cristal de modo a defumar todas as suas faces.
-Chuva: deixe o cristal sob chuva bem forte.
-Drusa: serve para limpar pedras pequenas, deixando-as permanecer algum tempo sobre um aglomerado de cristal de quartzo branco, que tem propriedades auto-limpantes e auto-energizantes.
-Sopro: inspirar, mentalizando luz branca ou violeta, e expirar pela boca sobre o cristal visando intencionalmente limpá-lo e retirar dele toda energia negativa.
ENERGIZAÇÃO e USOS DIVERSOS
Como energizar cristais.
Exponha-os à poderosa energia masculina do sol e feminina da lua.
Outros métodos:
-enterrá-lo de três à vinte e quatro horas. A terra é energizante.
-Exponha-o a uma tempestade, com bastante vento, chuva e raios.
Usos diversos.
Eles podem ser usados de várias formas.
Servem para:
- uso pessoal, remédios e cura, meditações, orações, banhos, energização de ambientes e de plantas e animais entre outras coisas.
pesquisa: aurea oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário