sexta-feira, 27 de maio de 2011

FESTA CIGANA

 

UMA FESTA CIGANA É A CELEBRAÇÃO DA VIDA

São momentos de alegria e prazer que podemos desfrutar, mesmo sem sermos ciganos.

Quando se prepara essa festa, são postos em evidência os seus usos e costumes.

Para isso, tudo deve ser muito bem planejado: a escolha do local, os móveis e utensílios, a comida e, principalmente a música, que traz em cada um de seus acordes, um pouco da alma cigana.

O local escolhido, de preferência ao ar livre, com muitas árvores, deve ser amplo para que se possa colocar carroças decorativas em círculo, formando uma clareira.

As carroças, que funcionam como pequenas casas, podem ser substituídas por trailers modernos com tudo o que é necessário para viagens ou para passar os dias durante a festa.

As de casamento chegam a durar 4 dias. No centro da clareira, é acesa uma fogueira, e para os músicos reserva-se um lugar especial.

São eles que irão animar a festa, enquanto durar.

Além das carroças, pode-se montar tendas coloridas, uma de cada cor, mas sempre com detalhes dourados cintilando nelas.

Muitos jogos, danças e brincadeiras são feitos, durante a festa.

Muito usada em acampamentos de ciganos da Hungria é a dança dos enamorados.

No centro de uma clareira, é fincado um pau-de-sebo, bem alto e saindo dele várias fitas coloridas.

Os casais enamorados dançam em volta dele, enredando-se nas fitas multicoloridas, ficando mais juntinhos a cada volta.

Para maior conforto dos convidados, mesas com toalhas vermelhas, brancas e amarelas, todas com cintilantes detalhes dourados, são espalhadas pela clareira.

No centro de cada mesa, são arrumadas flores e velas que enfeitam e iluminam a festa.

As refeições muito fartas, preparadas e servidas pela própria dona da casa com a ajuda dos filhos e outros parentes, são dispostas em uma mesa muito grande, também enfeitada com flores e velas, arrumada com uma linda toalha de cor vibrante, sem nunca faltar o dourado da riqueza e da prosperidade.

Um lugar especial nessa mesa é reservado para o chá ritualístico.
Os ciganos não costumam acender velas em suas festas mais fechadas, pois segundo sua crença sua luz poderia atrair os mortos.

Quando há convidados gadjôs (não ciganos), para os quais as velas acesas significam alegria, colocam castiçais acesos, ou tochas que iluminam o ambiente.



A matriarca anfitriã esmera-se para servir muitos tipos de pães, incluindo os com frutas e o natural, assados das mais variadas carnes, cozidos de carnes com grãos, como lentilha e grão de bico, que são pratos típicos ciganos.

As bebidas podem ser escolhidas, entre refrigerantes de todos os tipos, sangrias, vinhos suaves e secos das melhores safras e champanhes para os brindes.

O cuidado com a decoração das mesas e de toda a festa, tem o objetivo de mostrar o que a família tem de melhor, demonstrando que a prosperidade reina naquela casa.

Nesses dias festivos, todos exibem suas melhores roupas, xales, sapatos e jóias, principalmente as herdadas da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário