sexta-feira, 27 de maio de 2011

QUANDO MORRE UM CIGANO

Os ciganos que morriam eram sempre homenageados e enterrados
próximos aos acampamentos.
Aos mortos ciganos exige-se um culto, razão especial do respeito aos seus pares e antepassados, que na ótica de seu povo sempre se manterão ao seu lado, apenas deixando o corpo e permanecendo a alma em defesa e amor aos ciganos.

Tanto que, ao morto cigano, existe a tradição de ser venerado.

Assim, nas datas em que se comemoram o sétimo dia, o quadragésimo dia, seis meses e um ano do falecimento de um cigano, são preparadas comidas em sua homenagem e ele tem o seu lugar reservado à mesa.

Muitos dos antigos, levavam comidas ao cemitério e comiam no local onde se encontrava o antepassado, na lápide.

E no momento em que estavam comento, ofertavam um dos pratos a algum gadje, como forma de homenageá-lo.

Os tipos de comidas eram: frangos, maçã, mortadela frita e alguns tipos de pães doce.

Não se deixava ossos nem sobras de comida, para que nenhum animal os consumisse.

POMANA significa lembrar, em memória de...

E usamos a palavra TALIERTÔ para referenciar- se in memoriam de algum ente querido e amado.

Atualmente , as cerimônias da pomana são realizadas em casa e dependendo da religião da familia, solicita-se missas tanto nas igrejas católicas como nas ortodoxas e outras.

Quanto às comidas, são normalmente feitas nos moldes antigos. Dependendo dos clãs e familias serão os tipos de comidas a ser oferecidos a alguém, como reverência e ritual.

E quando completar um ano do funeral, é preparada a comida que o familiar falecido mais apreciava e o sue lugar à mesa é preservado, como se ele ali estivesse, comendo e participando daquele momento, com naturalidade, em sua homenagem.

Esse é um momento de grande respeito e amor, que não é possivel extrair seus segredos e tradições, por se tratar de um ritual de elevada estima e amor.

Os costumes são encontrados ainda: contudo, o que nos importa é a auto-estima e a admiração aos que se foram do plano da carna e se mantêm em espirito.

Dessa forma, avalia-se com facilidade as dificuldades da união entre os ciganos e os
não ciganos, por causa da inexistencia de um passado especial na vida de cada um.

Todavia, o tempo traz consigo em qualquer classe, povo ou sociedade, o instrumento da variedade de costumes e a tendência natural da mistura entre os povos, grupos e sociedades em geral, devendo-se esperar que a tradição perpetue-se na medida de sua rara beleza e importancia, nos padrões de esforços que o tempo não vence e não venceu até os nossos dias, devendo ser respeitado em toda a sua extensão.

do livro:
ROM-UM POVO SEM FRONTEIRAS
autor : Nelson Pires Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário