segunda-feira, 28 de novembro de 2011

LEIS, CORES E VESTES CIGANAS

Identificados pelo apreço à vestimenta, dentes de ouro, chapéus e botas de boiadeiro, os Calon, assim como os Rom, têm enorme estima pela família e são, diferentemente do que se prega, muito afeitos ao tradicionalismo.

Segundo a pesquisa de Teixeira, embora as mulheres possam amamentar publicamente, estão absolutamente proibidas de mostrar acima das pernas.

O sexo é basicamente voltado para a reprodução, o erotismo é bastante privado e a virgindade pré-marital é norma.

Como se organizam em pequenos núcleos, os ciganos, embora respondam à constituição nacional, têm leis muito próprias.
"Porém não se sabe ao certo como são essas leis. Em casos especiais é chamado um Tribunal Cigano, expressamente proibido para os gadjos", conta Fábio José Dantas de Melo, indicando que nessas reuniões os anciões se encontram por vários dias até encontrar um veredicto.

"Há toda uma etiqueta para se convocar um desses tribunais. É exigido de quem convoca que possa garantir alimentação e moradia para aqueles que vêm de longe para a reunião", explica.

Segundo Melo, o preconceito contra aqueles que estão menos inseridos politicamente sempre vai existir, mas ao compreender esses grupos, passa-se a vê-los como pares, vizinhos e cidadãos do país.

Texto adaptado de Julia Dietrich

Nenhum comentário:

Postar um comentário