quinta-feira, 28 de abril de 2011

O POVO CIGANO NA UMBANDA

Uma característica marcante do povo cigano é a liberdade, em relação às nacionalidades, aos padrões sociais e aos preconceitos que escravizam. Os ciganos são poeticamente denominados “Filhos do Vento”, por sua liberdade, fluida mobilidade e errância, sempre ao sabor do vento, percorrendo os quatro cantos do mundo em sua mágica trajetória. Profundos conhecedores dos caminhos, em sua saga milenar vêm recolhendo conhecimentos iniciáticos de todas as culturas e tradições.

Outra característica marcante é o seu conhecimento magístico e curandeiro, principalmente nos campos da saúde e do amor. É lendária a vidência de seus magos e sacerdotisas, que utilizam o elemento espelho, para refletir o Tempo, a memória ancestral, os conhecimentos, a arte da cura e dom da vidência. Por meio das cartas ou outros suportes materiais como bolas de cristal, estrelas do mar e simples copos de água, o futuro, o presente e o passado desdobram-se no vórtex temporal de suas visões.

Na Umbanda, a presença de ciganos tem sido cada vez mais constante, e em muitos terreiros, eles próprios já pedem para que seus médiuns trabalhem com a roupa branca, e ou outras cores claras, evitando sempre o preto que representa para eles a tristeza, e tenham apenas os seus elementos magísticos, como lenços, baralhos, espelhos, adagas, anéis, colares e outros. Nos dias de suas festas, podem ser utilizados os violinos, a cítara, a viola, os pandeiros e outros instrumentos característicos.

Na Linha dos Ciganos encontramos espíritos que tiveram encarnações como ciganos e também espíritos que foram atraídos para essa linha por afinidade com a magia cigana. Por isso, os ciganos na Umbanda não têm obrigatoriamente que falar espanhol ou romanês, ler cartas ou fazer advinhações. Há os espíritos ciganos que fazem isso porque já o faziam quando encarnados e outros não. Além disso, tiveram suas encarnações em variados paises, como os do Oriente, Europeus, Hispânicos, etc.

O “povo cigano" tem suas cerimônias próprias e tem seus rituais coletivos adaptados à Umbanda e suas sessões são muito apreciadas e muito concorridas, pois seus trabalhos estão voltados para as necessidades mais terrenas dos consulentes.

É uma linha espiritual em franca expansão e temos até linhas de esquerda “ciganas”, tais como a do Senhor Exu Cigano e da Senhora Pomba-Gira Cigana, muito procurados pelos consulentes quando se manifestam nas sessões de trabalhos espirituais.” (Saraceni, Rubens – Umbanda Sagrada – Madras Ed.)

É uma linha espiritual especial, cujas entidades trabalham na irradiação dos diversos orixás, mas louvam sua padroeira, Santa Sara Kali-yê. Seus trabalhos também podem ser sustentados por Pai Ogum, ordenador dos caminhos – e por Pai Xangô (que rege a linha do Oriente) – o fogo, pois os ciganos sempre estão ao redor de suas fogueiras.

Na Umbanda, atuam como guias espirituais, de maneira extremamente respeitosa e sempre procuram mostrar o caráter fraterno do povo cigano, seu respeito com o alimento e a capacidade de repartir o pão. Aceitam o ritual umbandista, como meio evolucionista, e retribuem com suas ricas orientações e com a alegria de seus cantos e de suas danças.

pesquisa: aurea oliveira

sexta-feira, 15 de abril de 2011

O ARCO-ÍRIS CIGANO

“Cigana, tu que és um espírito de luz, quando cruzares o nosso caminho com tua saia e fitas coloridas, irradia a força do arco-íris e envolve-nos de energia positiva, nos livrando de toda e qualquer negatividade que porventura se aproxime de nós.”

O povo cigano não aprecia a cor preta. Evitam-na inclusive misturada com outras cores. Esta cor lembra-lhes o luto, o drama, a inércia e o caos. Para eles, a liberdade representa o colorido da vida. Sua cultura e sabedoria são passadas diretamente, de geração para geração. Sabiamente, os ciganos sabem aproveitar todos os tons coloridos nas suas roupas, trajes e adornos. Para eles, nessas matizes existem alguns segredos.

Através das cores podemos obter o equilíbrio e a cura de muitos males físicos e espirituais. Somos beneficiados com o conhecimento e a importância da cromoterapia e podemos empregá-los no uso de vestes coloridas, na escolha dos alimentos a serem ingeridos, na decoração de nosso lar, no uso de pedras e cristais, ou também, na irradiação de luzes nas mais diversas cores.

O branco nos traz uma sensação de paz, tranqüilidade espiritual, discernimento no campo material e relaxamento mental. Deve ser usado para controlar nossa ansiedade e inquietude interior.

O amarelo libera nossa criatividade, ativa nosso poder mental, favorece a inteligência e nos devolve a autoconfiança, quando esta foi perdida. Deve ser utilizado em ambientes de leitura, estudo e negócios.

O azul claro é indicado para liberarmos a nossa emoção e trabalharmos a nossa sensibilidade. Tem efeito altamente relaxante. Deve ser usado durante a noite para dormir e para amenizar os estados de tensão.

O azul escuro traz confiança, disciplina, organização e estabilidade. Deve ser usado para trazer amadurecimento material e espiritual, e quando precisamos nos impor sem ferir os que estão ao nosso redor.

O lilás lembra a meiguice, o romantismo e a fantasia. Deve ser utilizado quando nos encontramos em fases de extrema cobrança exterior, rigidez, desencantos e austeridade com os outros e com nós mesmos.

O violeta é a cor do poder, da evolução espiritual, da cura, do misticismo e do lado oculto da vida. Deve ser empregado quando estamos deprimidos, preguiçosos, negativos, solitários e rancorosos.

O verde é bom para a saúde, para o coração, para o lado emocional. Traz-nos esperança, harmonia, confiança e disposição para viver. Deve ser usado quando estamos debilitados física, emocional e espiritualmente. Recupera o nosso vigor, nossa agilidade e juventude.

O rosa traz suavidade, amor, receptividade e alegria de viver. Muito bom para crianças, velhos e pessoas carentes. Deve ser usado para os momentos em que só encontramos defeitos em tudo e todos, nos lamentamos das oportunidades perdidas e não achamos graça em nada.

O vermelho nos remete às paixões, ao otimismo, à luta pela vida, ao lado de guerreiro que mora dentro de cada um de nós. Deve ser utilizado quando precisamos de energia, excitação, força, coragem. Esta cor aflora os desejos mais íntimos, tanto sexuais quanto amorosos.

O laranja, cor sagrada para este povo que veio do Oriente, representa o entusiasmo, a liberdade, o magnetismo e o prazer de estarmos vivos. Deve ser usada para quando nos encontramos presos a situações, quando nos sentimos isolados e buscamos o sucesso na vida.

Que o colorido do povo cigano possa trazer uma primavera de alegria e felicidade para todos nós em todas as fases de nossa vida!

pesquisa:aurea oliveira

CIGANOS – BAILAM NO VENTO, CANTAM PARA AS ESTRELAS

Ciganos caminham sobre seus passos, guiados pela liberdade, desde sua mais tenra idade, orientados pelas lembranças ancestrais que os fazem amar o espaço, a luz, e o calor das fogueiras. Mesmo o cigano moderno tem em seu coração o apelo por reunir-se à noite para compartilhar as ações do dia, os acontecimentos, a resolução dos problemas, ouvir a sabedoria dos mais velhos.

O matriarcado cigano é forte, embora seja a figura masculina que mais se destaca. É através de seus paramentos que se identifica a hierarquia de um cigano dentro de sua tribo. As tribos ciganas nem sempre se confraternizam entre si, e mesmo podem ocorrer muitas rivalidades. Os Rom são os que têm se destacado entre a sociedade ocidental, com mais êxito.

As danças ciganas são evocações das forças místicas. Lembram a fluidez dos ventos, a sinuosidade das águas, o oscilar das chamas. Tem seu ritmo regido pelo vigor de pandeiros, palmas e batidas do pé, numa vibração única que os religam às raízes, à luz da Lua, imantando-os como numa unidade onde perpassa a energia.

Os ciganos encarnados hoje em dia lutam com dificuldades acerbas, que lhes dificultam exercer com plenitude seu modo de ser. São tolhidos pela falta de bens materiais e muitas vezes discriminados de modo que não conseguem bons empregos. Os ciganos que se destacam e se tornam ricos, em geral não divulgam suas origens, são discretos, mas de modo algum renegam sua raça, apenas a história de perseguições lhes ensinou a serem prudentes.

Já a falange dos Ciganos no astral, cresce dia a dia, pois cada vez mais antigos ciganos estão percebendo que o planeta necessita de sua sabedoria, do amor que lhes move sobre a natureza, sobre manter o equilíbrio entre os elementos água, fogo e ar , e o que era arte circense quando no corpo físico, utilizada em espetáculos, é plenamente usada com maestria, e permite que os ciganos se unam no astral , aos Povos do Oriente, cuja sabedoria acumulada em milênios é utilizada pelo bem e proteção da Humanidade, que neste momento passa por grandes dificuldades, pelo assédio de miasmas doentios, que lhes sugam as forças, lhes embrutecem o espírito, e é necessário muito auxílio para que toda a população terrena não caia em derrocada, assediada por personalidades perversas que ultrapassam seus próprios limites de maldade.

Mas é sabido que quando chega a meia-noite, só pode amanhecer, e é nisso que os ciganos acreditam também, desde seus primeiros passos, e aí está o segredo de seu sorriso fácil, seu porte altaneiro e seguro, é a certeza que a vida é única , embora infinita, e que por pior que sejam as dificuldades, as luzes da alvorada destroem todos os sonhos maus, os empurrando para longínquos lugares, fora do alcance de seu mal.

Os ciganos acreditam no perigo, sabem que a bondade absoluta desprendida é raro tesouro, por isso, aqueles que adquirem o conhecimento e o poder de auxílio, obtém uma espécie de graduação que se localiza paralelamente às religiões, eles vibram no Espiritismo e na Umbanda, também influenciam os espiritualistas sinceros, mas estão em vibração no seu diapasão próprio, pois eles não querem se prender a outros dogmas, eles são fiéis, até à eternidade, às suas próprias interpretações de andar entre as estrelas, o que é sua própria natureza.

Na Umbanda, diz-se que há não ciganos que agregaram a essa falange, mas na verdade são espíritos ciganos que em algum momento escolheram outros aprendizados e num outro momento voltam às fileiras de trabalho dos ciganos.

Quem anda por esse mundo ainda em envoltório físico, e conhece, aceita e absorve a vibração do Povo cigano, que o protege, tem de ter a mente aberta e o espírito corajoso, desapegado e saber se energizar plenamente, para conseguir receber os conhecimentos mágicos que eles costuma fornecer. A simplicidade é uma das qualidades mais difíceis para o homem adquirir, assim como o amor de ordem cósmica, que os ciganos são exímios mestres, e é a mais poderosa das magias. O amor cura, supera erros, cicatriza feridas da alma, perdoa o pior erro, ensina, dulcifica, equilibra.

O cigano no mundo espiritual que está ao nosso lado, por escolha, na luta do resgate da nossa Terra, nos traz o brilho das estrelas em seu sorriso, a jovialidade das ações, como faz com sua dança, e a capacidade da sensibilidade expandida, que guia nossos passos pelos caminhos corretos. Nem sempre caminhos seguros, mas sempre serão aqueles caminhos que terão as paisagens mais belas, as lições mais ricas, e com certeza, as noites de luar sempre evocarão as danças em torno das fogueiras de nossas mentes, onde podemos então compartilhar com os antigos, as histórias, os sentimentos corretos que apertam os laços familiares, a fidelidade aos compromissos, a objetividade na resolução dos problemas, mantendo pelos evos, os laços da alma, que se tornam então, indestrutíveis, eternos.

Alex de Oxóssi
Povo de Aruanda

domingo, 10 de abril de 2011

A NATUREZA CIGANA

Quando se trata de comportamento, os ciganos são muito rígidos. Mas, na forma de viver, a palavra ordem é ser livre, “Nossa liberdade é a natureza, nela não existem muralhas para tirar nossa visão do campo aberto, podemos ter contato com o solo, respirar o verde, sentir a brisa do vento, receber a força dos raios solares, contemplar a Lua, o brilho das estrelas e tudo o mais que ela possa nos oferecer,” diz Jordana Aristicth, no livro Ciganos – Verdade Sobre Nossas Tradições.

A teoria mais aceita é a de que os ciganos são originários da Índia, mas Jordana Aristich sugere que eles podem ser ainda mais antigos que os indianos.
Esse povo se espalhou pelo Ocidente a partir do séculoXV, e os primeiros representantes teriam chegado ao Brasil no século seguinte.

As perseguições portuguesas aos ciganos teriam sido uma das causas da vinda de alguns grupos para o Brasil. Um decreto de 1685 mudava as penas de exílio de ciganos da África para o Brasil.
O exílio, na verdade, era remas nas galés, que eram grandes barcos movidos pela força dos escravos. Já as mulheres foram mandadas direto para o Brasil.

Outros ciganos, pertencentes ao grupo Kalon, chegaram aqui em 1574, na época de D. Carlos V.
Os ciganos kalons acompanharam os exércitos mouros que invadiram e dominaram Portugal por quase quatrocentos anos e permaneceram lá após o término desse domínio.
A estimativa é de que existam hoje no Brasil um milhão de ciganos. Em vários momentos, eles foram perseguidos.

Considerados feiticeiros, muitos também foram condenados e mortos durante a inquisição. Durante a Segunda Guerra Mundial, cerca de 500 mil deles teriam sido assassinados.

pesquisa:aurea oliveira

MOEDAS

Os ciganos não tinham propriedades, não tinham terras, não tinham casas e tudo o que possuíam eram mercadorias ou verdadeiros tesouros em moedas de ouro e prata dos diversos países por onde passavam. Esses metais, conhecidos da Alquimia antiga, sempre foram poderosos instrumentos de canalização de energias positivas, fazendo parte de amuletos e talismãs por tudo o mundo.

A tradição cigana rapidamente encontrou uma forma de dar certa utilidade a seus tesouros, aliando seus conhecimentos mágicos e alquímicos à necessidade feminina de criar atrativos para sua vaidade. Surgiram, assim, as famosas Simpatias Ciganas com Moedas, hoje disseminadas pelo mundo todo.

Decoram os pulsos, os pescoços e as testas das ciganas penduricalhos feitos de moedas, que chamam a atenção.
Antigamente, esses enfeites femininos eram feitos com moedas do mais puro ouro ou, no mínimo, de prata de lei. Com o tempo, esses metais nobres foram deixando de ser utilizados nas moedas comuns, em circulação, restringindo-se aos colecionadores.


Na falta de moedas de ouro e prata, nada impede que se use outros metais menos nobres, como o cobre, o bronze, o níquel e até o aço inoxidável. O que se deve evitar, em toda e qualquer simpatia dessas, é o uso de moedas de alumínio.

pesquisa: aurea oliveira

O SÍMBOLO GEOMÉTRICO DOS CIGANOS

O grande símbolo geométrico do Povo Cigano é o Círculo Raiado (representando a roda da carroça que gira pelas estradas da vida), provando a não linearidade do tempo e do espaço.
Simboliza a Samsara, representando o ir e vir, o circular, o passar por diversos estados, o ciclo da vida, morte e renascimento, e é usado para atrair a grande consciência, a evolução, o equilíbrio.

Pentagrama (estrela de 5 pontas) simbolizando o Homem Integral (de braços e pernas abertos) interagindo em perfeita harmonia com a plenitude da existência.

pesquisa: aurea oliveira

AS FASES DA LUA

É utilizada para invocar as coisas que se deseja, para se iniciar novos projetos. É um período excelente para o crescimento em todos os sentidos, para se realizar feitiços que atraiam sorte, prosperidade e fertilidade.

Lua Cheia
Representa um período excelente para se trabalhar a intuição e realizar feitiços e rituais de aumento de poder psíquico, amor, fertilidade e qualquer outro tipo de conquista.

Lua Minguante
É uma fase propícia para se livrar de doenças, vícios, atitudes negativas, reverter encantamentos e desmanchar feitiços.

Lua Nova
Esta fase é excelente para se trabalhar a expansão do nosso poder mágico, para realizar rituais de limpeza psíquica, feitiços de banimento, de enfraquecimento e de ataque psíquico. Esta é a fase da meditação, da introspecção, de retiro espiritual.

A Lua representa a Deusa Tríplice. Na lua nova e crescente ela é a Donzela, na lua cheia é a Mãe e na lua minguante é a Anciã/Deusa Negra.

pesquisa: aurea oliveira

PODER DOS CRISTAIS

Propriedades no plano físico, mental e espiritual:
Ágata - Fortalece o coração, ajuda no equilíbrio físico e mental. Deve ser usada contra inveja.

Ágata-Axinita - Amplifica o efeito das outras pedras.

Ágata-Musgosa - Alivia a depressão, restaura o equilíbrio mental e emocional.

Ágata-Marrom - Traz sorte, sucesso, coragem e proteção.

Água-marinha - Clareia a percepção, fortalece o fígado e rins. Está ligada ao equilíbrio dos relacionamentos. Traz calma e paz.

Amazonita - Acalma e nos ajuda a filtrar as informações e associá-las à nossa intuição. É a pedra dos comunicadores. Traduz poder e prosperidade

Ametista - Previne vícios. É boa para insônia e enxaquecas. Significa transmutação, proteção e espiritualidade.

Apatita - Alivia o stress, facilita a expressão. Dissolve a tensão nervosa.

Abalone - Atua nos músculos, coração e má digestão.

Âmbar - Limpa e ativa o organismo. Seu efeito é especial para o cérebro. Alivia a dor de cabeça e dores na nuca.

Aventurina - Nos ajuda a receber a força curativa da natureza e da mata. Se usada no peito influi no sistema nervoso e stress. Na dermatologia pode ser usada para a cura de furúnculo, eczemas e verrugas.

Cristal de rocha - Estimula habilidades psíquicas e espirituais. Dá proteção e aumenta a sensibilidade. Significa energia positiva, meditação, equilíbrio.

Cristal fume -. Equilibra as emoções e ajuda a enfrentar problemas.

Citrino - É a pedra do dinheiro e da criatividade. Desenvolve segurança e calma, nos tornando menos sensíveis e mais realistas.

Crisoprásio - Ajuda a acalmar e a sentir-se menos egoísta. Torna a pessoa mais aberta à novas situações. Estimula a criatividade e reforça a fertilidade.

Dolomita - Alivia o stress e ajuda a ter boa disposição.

Esmeralda - Mestra no amor, é a pedra da abundância, equilíbrio, purificação, memória, inteligência. Influencia no sistema imunológico. Traduz equilíbrio físico, emocional e mental.

Fluorita - Aumenta a concentração e inteligência. É boa para problemas cerebrais e para aumentar a concentração nas atividades físicas.

Granada - Purifica o sangue, traz coragem , rejuvenescimento e criatividade. Melhora a auto-estima e protege contra pesadelos.

Haulita - Fortalece os ossos, articulações, unhas e dentes. Nos ajuda em dietas e na retenção de líquidos, por isso é boa para tirar inchaço nos joelhos.

Hematita - Auxilia na circulação do sangue e reumatismo. Melhora a auto-estima.

Jade - Pedra de alta proteção. Ajuda a pessoa a libertar-se de pensamentos e energias negativas. Boa para o coração, no sentido físico e espiritual.

Jaspe-leopardo - Estimula e ajuda a identificar situações falsas.

Jaspe-marrom - Ligado a energia da terra, ajuda as pessoas a encontrarem estabilidade e equilíbrio. Beneficia o sistema imunológico. Elimina toxinas.

Jaspe-precioso - É benéfico em doenças do sangue e na desintoxicação do fígado. Ótimo para o sistema circulatório.

Jaspe-sangue - Encoraja, dá equilíbrio e clareza mental. Ajuda na auto-realização.

Jaspe-verde - Traz um grande equilíbrio entre o passado e o presente. Auxilia na digestão e nos órgãos de limpeza. É bom para lares perturbados, pois promove o entendimento, a intuição, a calma e a sensibilidade.

Jaspe-vermelho - Traz proteção, vitalidade e aumenta o poder sexual

Lápis-lazúli - Purifica a mente e o espírito. Boa para o sistema respiratório, garganta e pulmões.

Madeira-petrificada - Equilíbrio físico e mental.

Malaquita - E um talismã apropriado para crianças. Para relaxamento e desordens neurológicas.

Obsidiana - Energia masculina. Afasta o negativismo e a sensibilidade em excesso.

Olho-de-tigre - Protege refletindo a negatividade para a sua origem. Bom para o coração, autoconfiança e para asma.

Olho-de-falcão - Previne contra mau-olhado e clareia a percepção.

Ônix preto - Pedra que dá o poder positivo. Equilibra corpo e mente. Acalma angústias e preocupações. Controla as emoções e paixões.

Pedra-da-lua - Pedra feminina. Ajuda a esfriar, aquietar e acalmar situações pessoais e emocionais. Facilita a abertura para assuntos espirituais. Estimula o crescimento. Ajuda na fertilidade.

Pedra-do-sol - Sucesso em geral. Potencializa a sexualidade.

Pirita - Beneficia o sistema respiratório e circulatório. Traz prosperidade e fortuna.

Quartzo-azul - Boa para a comunicação, esperança e felicidade. Ajuda a purificar a corrente sanguínea. Reforça a imunidade do corpo contra doenças.

Quatzo-rosa - Pedra do amor, mas só não deve ser dada para a pessoa amada, pois quebra o encantamento amoroso. Ajuda-nos a perdoar a nós mesmos e nos amarmos, a ter fé e bem estar.

Quartzo-rutiloso - Para bronquite e asma. Dirige e amplia a energia das outras pedras para as áreas problemáticas.

Quartzo-verde - Auxilia nos negócios e mudanças em geral. Auxilia processos de cura, dissolve pensamentos e sentimentos que podem provocar doenças psicossomáticas.

Rodonita - Para traumas, confusões e falta de confiança.

Rodocrosita - Pedra de amor e carinho. Nos causa alegria. Ativa nossos bons pensamentos. Boa para o coração e para câncer. Melhora a qualidade do sono.

Sodalita - Acalma e purifica a mente. É recomendada para quem trabalha com equipamento de raio x ou tem contato com material radioativo.

Topázio - Significa prosperidade, sabedoria. Supera traumas e alivia cansaço mental.

Turmalina bicolor - Desenvolve o amor-próprio.

Turmalina-negra - Pedra mais poderosa de proteção. É energizante e deve ser utilizada contra inveja.

Turmalina-rosa - Indicada para pessoas com dificuldades de relacionamento. Suaviza emoções e está ligada ao processo criativo.

Turmalina-verde - Atua sobre o sistema nervoso, imunológico, e cérebro. É energética, rejuvenescedora, estimula a criatividade e espiritualidade e tem capacidade de cura.

Turquesa - É sagrada para os budistas e tibetanos, já que simboliza o mar - profundidade da alma - e o céu - ascensão ilimitada. Traz o equilíbrio emocional. Tem a força para proteger o corpo de radiações terrestres, ajuda contra angina, problemas pulmonares e nervos, no gaguejar. Protetora para os viajantes.

pesquisa aurea oliveira

PEDRAS E MAGIAS

Adivinhação: Azurita. Hematita. Pedra da Lua. Ágata. Olho de Tigre. Cristal.
Alegria :Quartzo Rosa.
Amizade:Quartzo Rosa. Rodocrosita. Crisocola.Turquesa. Amazonita.
Amor: Esmeralda. Malaquita. Rubi. Rodocrosita. Turquesa.
Aterrar:Hematita. Turmalina Preta. Quartzo fumê. Obsidiana.
Coragem : Ágata. Ametista. Olho de Tigre. Rubi. Turquesa.
Defesa: Turmalina Negra. Ônix. Safira.
Eloquência : Água Marinha.
Espiritualidade: Ametista. Morganita.Kunzita. Lápis Lazuli. Cristal. Sujilita.
Energia: Rodocrosita. Olho de Tigre. Malaquita. Rubi.
Energia sexual :Opala de Fogo. Cornalina.
Felicidade : Quartzo Rosa.Cristal arco-íris. Ametista.
Força : Ágata. Âmbar. Diamante. Granada.
Justiça : Rubi, Diamante. Malaquita.
Longevidade :Ágata. Madeira petrificada. Jade.
Parto: Crisocola
Paz: Ametista. Água Marinha. Calcita. Crisocola. Cristal. Diamante. Quartzo Rosa. Kunzita. Sodalita.Malaquita. Safira. Rodocrosita. Indigolita.
Pesadelos:Citrino. Rubi. Ametista.
Poderes mentais:Aventurina . Esmeralda. Fluorita.
Poderes mágicos: Cristal. Malaquita. Opala. Rubi.
Prosperidade: Pedras verdes. Olho de Tigre. Pirita.
Proteção:Cristal. Turmalina Negra, Jade. Malaquita.Diamante. Rubi. Obsidiana. Cornalina. Âmbar. Citrino. Esmeralda.Granada. Pedra da Lua. Pérola .Olho de Tigre.Topázio. Turquesa.
Psiquismo:Ametista. Água Marinha. Azurita. Citrino. Cristal. Esmeralda. Lápis Lazuli. Sujilita. Crisocola.Diamante.
Purificação:Água Marinha. Ametista.
Sabedoria:Crisocola. Sodalita. Rubi.
Sonhos:Diamante. Azurita. Ametista.
Sono:Ametista. Indigolita. Pedra da Lua.
Sucesso:Amazonita. Crisoprásio.

pesquisa: aurea oliveira

PENTAGRAMA

O Pentagrama é o símbolo de toda criação mágica. Suas origens estão perdidas no tempo. O pentagrama foi usado por muitos grupos de pessoas ao longo da História como símbolo de poder mágico. O Pentagrama é conhecido com a estrela do microcosmo, ou do pequeno universo, a figura do homem que domina o espírito sobre a matéria, a inteligência sobre os instintos.

Na Europa Medieval era conhecido como "Pé de Druida" e como "Pé de Feiticeiro", em outras épocas ficou conhecido como "Cruz dos Goblins". O Pentagrama representa o próprio corpo, os 4 membros e a cabeça. É a representação primordial dos 5 sentidos tanto interiores como exteriores. Além disso, representa os 5 estágios da vida do homem:

Nascimento: o início de tudo

Infância: momento onde o indivíduo cria suas próprias bases

Maturidade: fase da comunhão com as outras pessoas

Velhice: fase de reflexão, momento de maior sabedoria

Morte: tempo do término para um novo início

O Pentagrama é o símbolo da Bruxaria. Os Bruxos usam um Pentagrama para representar a sua fé e para se reconhecerem. O Pentagrama é tão importante para um Wiccaniano, assim como uma cruz é importante para um cristão, ou como um Selo de Salomão é importante para um judeu. O Pentagrama representa o homem dentro do círculo, o mais alto símbolo da comunhão total com os Deuses. É o mais alto símbolo da Arte, pois mostra o homem reverenciando a Deusa , já que é a estilização de uma estrela (homem) assentada no círculo da Lua Cheia (Deusa). Cada uma das pontas possui um significado particular:

PONTA 1 - ESPÍRITO: representa os criadores, a Deusa e o Deus, pois eles guiam a nossa vida e nos ajudam na realização dos ritos e trabalhos mágicos. O Deus e a Deusa são detentores dos 4 elementos e estes elementos são as outras 4 pontas.

PONTA 2 - TERRA: representa as forças telúricas e os poderes dos elementais da terra, os Gnomos. É a ponta que simboliza os mistérios, o lado invisível da vida, a força da fertilização e do crescimento.

PONTA 3 - AR: representa as forças aéreas e os poderes dos Silfos. Corresponde à inteligência, ao poder do saber, a força da comunicação e da criatividade.

PONTA 4 - FOGO: representa a energia, a vontade e o poder das Salamandras. Corresponde às mudanças, às transformações. É a força da ativação e da agilidade.

PONTA 5 - ÁGUA: representa as forças aquáticas e aos poderes das Ondinas. Está ligada às emoções, ao entardecer, ao inconsciente. Corresponde às forças da mobilidade e adaptabilidade. Portanto, o Bruxo que detém conhecimento sobre os elementos usa o Pentagrama como símbolo de domínio e poder sobre os mesmos.

pesquisa: aurea oliveira

PEDRAS CRISTAIS E OS CHACRAS

Como manter os cristais sempre em condições de uso

Como seres vivos que são, os cristais podem ser usados como amuletos, como verdadeiras baterias de energia ou como instrumentos de trabalho para obter cura em casos de problemas físicos ou emocionais.

Seja qual for sua utilização, eles requerem cuidados especiais para, purificados e limpos, poderem cumprir bem as suas funções.

1.Não os guarde escondidos em lugares escuros. Eles precisam de contato com a luz. Use sua sensibilidade para localizar, em casa, onde vai acomodá-los. Podem ficar todos juntos ou, isolados. Você é quem deve decidir isso.

2.Limpe-os periodicamente, em água corrente, e exponha-os diretamente ao Sol e à Lua cheia por algumas horas. Ou então, lave-os com água e sal grosso. As pedras usadas em trabalhos de cura devem ser limpas com mais freqüência que as outras.

3.Quando viajar, leve suas pedras com você. Se encontrar uma cachoeira ou riacho de água límpida, banhe as pedras ali por algumas horas. Em locais onde houver areia monazítica, deixe os cristais descansando sobre ela, expostos ao sol. Se você for para alguma sulfurosa ou águas quentes, aproveite para banhar ali as pedras. Os cristais captarão as propriedades terapêuticas dessas águas e por algum tempo passarão a atuar com elas.

4.Se você tem uma bola de cristal em casa não deixe à vista. Esconda-a, mas não esqueça de expô-la ao sol de vez em quando e de “lavá-la” como qualquer outra pedra.

5.Há quem diga que os cristais não devem ser tocados por mais ninguém que não seu próprio dono. Aí, mais uma vez, use apenas os seus critérios. Se você notou que alguma pedra absorveu energias indesejáveis depois de ter sido manipulada por outra pessoa, faça uma limpeza e não deixe isso acontecer de novo.

O USO DOS CRISTAIS E OS CHACRAS

Para conseguir tirar o melhor proveito possível dos cristais, é preciso aplicá-los em determinadas regiões do corpo, que são os nossos centros de energia ou chacras (nome que recebem na índia). É por esses centros, sete no total, distribuídos ao longo da espinha dorsal, que captamos a energia cósmica e nos equilibramos física, mental e espiritualmente. Cada um dos chacras tem um nome, um aspecto visual, cor e funções específicas. São três chacras inferiores (Básico, Umbilical e do Plexo solar) e quatro superiores ( Cardíaco, Laríngeo, do Terceiro olho e Coronário). Eles são como esferas, que giram com o meio ambiente e com os outros seres vivos. Ativar os chacras com os cristais é captar deles a energia necessária para equilibrar o nosso organismo e conseguir avançar no caminho da evolução espiritual.

A seguir, quais são, onde localizar e uma rápida descrição dos sete chacras.

CHACRA BÁSICO

É o primeiro chacra e está localizado na parte inferior da coluna vertebral, na altura do cóccix. Ele é vermelho-escuro ou preto, e estabelece nossa ligação com o elemento terra. O chacra básico é como se fosse a nossa raiz; é ele que capta o fogo Kundalini (a espiral da energia cujo símbolo é a serpente, representação universal da sabedoria). Associado à energia vital, à vontade e às nossas intuições, é nesse chacra que nasce o trabalho da evolução espiritual.

CHACRA UMBILICAL

Localizado abaixo do umbigo, na altura correspondente ao osso sacro, este chacra rege a sexualidade e os instintos, é vermelho-alaranjado e está associado a seis estados de consciência: credulidade, desconfiança, ilusão, falso conhecimento e desumanidade. Quando equilibrado, esse chacra faz com que esses estados primários de consciência só atuem positivamente. Quando há desequilíbrio nessa região, ocorre desarmonia em um ou mais desses aspectos.

CHACRA PLEXO SOLAR

Localizado na altura do baço, sua cor predominante é o amarelo ou o laranja; está ligado à vida emocional, e sua principal função é receber a energia do ambiente externo para distribuí-la aos outros chacras. Por isso mesmo, o plexo solar vive bastante sobrecarregado, e é por onde normalmente começam a aparecer muitos problemas de saúde. Quando está funcionando plenamente, é brilhante e cheio de vitalidade.

CHACRA CARDÍACO

De coloração verde ou rosa, está localizado entre os omoplatas. Sua principal característica é o movimento. É ele que registra a qualidade e o poder do amor em sua vida. Em geral, o chacra cardíaco apresenta um ritmo regular e harmonioso. Nele devemos concentrar nossos pensamentos durante os exercícios de meditação, porque é ali que se integram todos os chacras e onde começa a ocorrer a transformação espiritual de uma pessoa. No plano físico, ele está associado ao timo, ao sistema imunológico e ao próprio coração físico.

CHACRA LARÍNGEO

Situado na base do pescoço, pode ser azul-claro ou prata. Ele está associado aos sons, aos ritmos, cores e formas e liga-se ao corpo físico por meio das glândulas tireóide e paratireóide. Pessoas que usam muito a voz possuem esse chacra maior que o habitual. Ele também é mais brilhante e gira mais rapidamente em cantores ou pessoas com habilidade de falar em público.

CHACRA TERCEIRO OLHO

Também chamado de chacra frontal, tem predominantemente, a cor azul-escuro ou violeta. Localizado entre os dois olhos, pouco acima das sobrancelhas, está fisicamente relacionado com a glândula pineal. É considerado o nosso ponto de ligação com o inconsciente, e é dele que nascem a intuição e a vidência. Esse chacra reflete também a direção que damos aos nossos pensamentos. Quando eles estão voltados para assuntos mundanos, baixos, mesquinhos, esse chacra fica opaco e pouco desenvolvido. Ao contrário, quando direcionamos nossa mente a assuntos elevados, o terceiro olho brilha, cresce e capta mais e mais energia e inspiração.

CHACRA CORONÁRIO

Assim chamado por localizar-se no alto da cabeça, mais precisamente 6cm acima da “coroa” ( o topo da cabeça), ele é geralmente dourado e violeta, embora tenha em menor presença todas as cores do arco-íris. É o chacra coronário que revela o grau da nossa espiritualidade. Ele é a sede de nossa alma, nosso canal de comunicação com a energia cósmica.

Na tabela que vem a seguir, você encontra resumidamente a relação entre os chacras e alguns cristais específicos.

Experimente começar a trabalhar aos poucos com cada um, de acordo com a sua necessidade.

Disponha os cristais indicados sobre os chacras ou ao redor deles. Experimente também um trabalho mais sutil, não deixando que os cristais toquem o seu corpo.
Veja os efeitos de usar uma só pedra ou várias delas combinadas com critérios sempre de acordo com a necessidade. Esse é um estudo infinito e cheio de novas descobertas.

EQULÍBRIO E ENERGIA DOS CHACRAS

CHACRA: Básico
CORES: Preto, vermelho escuro
ÓRGÃOS: Cólon, reto anûs
PEDRAS: Turmalina preta, ônix, quartzo fumê
EFEITOS: Combatem doenças na parte inferior do corpo, recolhem energia da terra para o corpo.

CHACRA: Umbilical
CORES: Vermelo claro, laranja
ÓRGÃOS: Aparelho reprodutor
PEDRAS: Rubi, quartzo citrino
EFEITOS: Aliviam cólicas menstruais e auxiliam na cura de doenças dos órgãos reprodutores. Aumentam a coragem e a confiança.

CHACRA: Plexo solar
CORES: Laranja claro, amarelo
ÓRGÃOS: Estômago, e outros órgãos com funções digestivas
PEDRAS: Citrino laranja e amarelo
EFEITOS: Auxiliam no tratamento de problemas digestivos, facilitam a digestão.

CHACRA: Cardíaco
CORES: Verde, rosa
ÓRGÃOS: Coração, pulmões e costelas
PEDRAS: Esmeralda, quartzo rosa
EFEITOS: Amenizam qualquer problema físico ou emocional. Aumentam a capacidade de amar e aprofundam a percepção interior.

CHACRA: Laríngeo
CORES: Azul
ÓRGÃOS: Garganta, pescoço
PEDRAS: Turquesa, quartzo rosa
EFEITOS: Favorecem a laringe e a glândula tireóide. Trazem serenidade e ajudam a expressar-se com sinceridade e sem agressividade.

CHACRA: Terceiro olho
CORES: Violeta
ÓRGÃOS: Cérebro
PEDRAS: Ametista, safira, lápis-lazúli
EFEITOS: Aliviam dores de cabeça, estimulam a intuição e combatem a tensão e o estresse.

CHACRA: Coronário
CORES: Dourado, branco
ÓRGÃOS: Centros elevados do cérebro
PEDRAS: Diamante, quartzo límpido
EFEITOS: Favorecem a elevação do pensamento e o desenvolvimento da espiritualidade.


COMO LIMPAS OS CRISTAIS

De forma simples, escolha uma bacia comum - plástico, cerâmica, porcelana ou qualquer outro material - exceto alumínio - sal grosso ou sal marinho natural e água.

O cristal deve ser deixado de molho em água e sal durante três dias e três noites, sendo retirado pela manhã, ao nascer do sol.
Em seguida, coloque-o sob a torneira da pia ou do tanque, visualizando uma luz dourada jorrar sobre ele junto com a água corrente, e seque-o ao sol.
Antes de guardá-lo, convém energizá-lo, deixando- o exposto ao sol e à lua durante um dia e uma noite. Existem outros métodos de limpeza:

- pode-se defumá-lo com incenso preferido soprando-o sobre o cristal de modo a defumar todas as suas faces.
-Chuva: deixe o cristal sob chuva bem forte.
-Drusa: serve para limpar pedras pequenas, deixando-as permanecer algum tempo sobre um aglomerado de cristal de quartzo branco, que tem propriedades auto-limpantes e auto-energizantes.
-Sopro: inspirar, mentalizando luz branca ou violeta, e expirar pela boca sobre o cristal visando intencionalmente limpá-lo e retirar dele toda energia negativa.

ENERGIZAÇÃO e USOS DIVERSOS

Como energizar cristais.

Exponha-os à poderosa energia masculina do sol e feminina da lua.

Outros métodos:
-enterrá-lo de três à vinte e quatro horas. A terra é energizante.
-Exponha-o a uma tempestade, com bastante vento, chuva e raios.

Usos diversos.
Eles podem ser usados de várias formas.

Servem para:
- uso pessoal, remédios e cura, meditações, orações, banhos, energização de ambientes e de plantas e animais entre outras coisas.

pesquisa: aurea oliveira

quinta-feira, 7 de abril de 2011

AS CORES DO MANTO PARA SANTA SARA E O SIGNIFICADO

Oferecer um manto ou um lenço à Santa Sara faz parte de seu culto e devoção. Geralmente os mantos ou lenços são para agradecer uma graça alcançada através de um pedido ou promessa.

AMARELO ou DOURADO
Louvores.
Agradecimento por vitória alcançada.

AZUL
Proteção. Luz espiritual.
Poder intuitivo. Filhos.

BRANCO
Paz de espírito. Casamento.
Agradecimento.

LILÁS
Carinho. Amor correspondido.

PÚRPURA
Prestígio e vantagens profissionais.

PRATEADA
Benefícios através dos anjos e santos.

ROSA
Amor, compaixão e maternidade.

VERDE
Saúde, bens adquiridos e vitalidade.

pesquisa: aurea oliveira